19/03/2018

Historia do Radio em Campo Mourão


Imagem relacionada

O Rádio  - é um sistema de comunicações através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço, que por serem de comprimentos diferentes são classificadas em: ondas curtas de alta frequência ou ondas longas de baixa frequência, utilizadas pelas emissoras de televisão, rádio e etc. Os sistemas de comunicações normais são formados por dois componentes básicos transmissor e receptor. A princípio, o rádio é a união de três tecnologias básicas: a telegrafia, a telefonia e as ondas transmissoras (difusão). 
Antes de destacar a História do Rádio em Campo Mourão vamos relembrar como foi descoberto e, gradativamente, posto em funcionamento nos Estados Unidos, no Brasil e no Mundo. Em nosso país foi uma grande conquista, não sem dificuldades derivadas das infames e insanas barreiras impostas por alguns burocratas governamentais ávidos por dinheiro fácil. Entraves que, aliás, se observam até os dias atuais em pleno limiar do  Novo Milênio. No grosso miolo da burocracia está infiltrado o forte do império da propina, onde prevalece o: 'eu aprovo por deizinho, tá?' ou: 'eu libero, mas quero 'vintinho'! ou, ainda: '1% de todos os contratos, tá bom?! 

História do Rádio


Resultado de imagem para marconi radio  
A invenção do rádio é atribuída ao italiano Guglielmo Marconi, mas o aárelho sonoro reúne uma série de pesquisas e descobertas anteriores reclamadas pelos seus autores, porém descartadas pelos segmentos da comunicação.
  
Prevalência
A exemplo de tantas outras invenções vale a de quem a fez funcionar oficialmente perante a ciência humana. Casos de Thomas Edson que acendeu a primeira lampada; Santos Dumpnt que decolou o primeiro avião e neste caso, Marconi que fez a primeira transmissão via rádio;

Precursores do Rádio

A primeira descoberta das ondas de rádio, com capacidade de enviar som e imagens pelo ar. aconteceu em 1860, quando o físico escocês James Maxwell descobriu este fenômeno que foi apresentado publicamente, somente em 1886 por Heinrich Hertz. Foi este quem primeiro demonstrou a variação rápida da corrente elétrica para o espaço em forma de ondas de rádio. Assim, com mais este trunfo Marconi estabeleceu, em linha telefônica, os sinais de rádio (Código Morse), que denominou telégrafo- sem- fio.

Transmissão Pioneira
A primeira transmissão por ondas de rádio foi em evento esportivo ocorrido durante a regata de Kingstown patrocinada pelo  jornal de Dublin. Em 1901, pelo feito histórico, Marconi recebeu o Prêmio Nobel de Física. A invenção, porém, ainda não tinha o formato igual ao que conhecemos, porque emitia somente sinais. A primeira transmissão de voz ocorreu em 1921 e um ano depois começou a operar em ondas curtas e frequência modulada. 

Resultado de imagem para reginald fessenden  
Reinald Fessenden

A Primeira Voz no Rádio
A primeira transmissão conjugando voz e música por, ondas de rádio, deu-se em dezembro de 1906, feita pelo canadense Reinald Fessenden que reproduziu, durante uma hora, conversas e músicas entre radio operadores, principalmente aos embarcados marinheiros. Ele tornou-se a primeira voz do rádio, no Natal de 1906, quando improvisou no estúdio em Brant Rock, ao lado de Boston, um programa de mensagens de Natal e música espiritual para navios no mar. Christmas Eve era o nome do programa.


Primeiro Rádio do Mundo 
Outras transmissões de voz marcaram a combinação, mas era preciso dispositivos semelhantes a fones de ouvido e grandes alto-falantes nos primeiros aparelhos, feitos à mão. Era uma parafernalia. Na verdade, os receptores eram confeccionados em sulfeto de chumbo e as antenas bigodes de gato usadas para detectar os sinais de rádio eram  ligadas a aparelhos de cristal (tipo galena). 
A massificação do rádio ocorreu após 1927. Até então a lembrança catastrófica da I Guerra Mundial foi o mais significativo fator limitante à difusão do rádio, embora já existissem centenas de emissoras aleatórias. 
O interesse mundial cresceu após a guerra e os governos radicais monitoravam as transmissões, a maioria na clandestinidade. O rádio era considerado instrumento de guerra, de uso bélico. 
Mas, paulatinamente, esses governos passaram a utilizar a novidade como meio oficial de comunicação entre as potências mundiais. 
Em 1922 começou a liberação ordenada de mais emissoras, chegando a 550 neste ano, menos nos países da América do Sul,  considerados de terceiro mundo.

Imagem relacionada


O Rádio no Brasil

Um ano depois – 1923 - o rádio chegou no Brasil, mais precisamente dia 23 de setembro, data do nascimento do escritor e advogado carioca Edgard Roquette Pinto (n>1884-f>1954). 
A primeira transmissão ocorreu durante a Exposição do Centenário da Independência, quando empresários norte-americanos instalaram uma estação no Corcovado, aos pés do Cristo Redentor. Na ocasião ouvintes acompanharam, pelo rádio, a ópera "O Guarani", de Carlos Gomes e o discurso do então presidente brasileiro, Epitácio Pessoa. 


 
  Edgard Roquette Pinto, pioneiro do rádio no Brasil

Diante da novidade, o médico e escritor Roquette Pinto, tentou instalar a primeira emissora, no que foi impedido pela burocracia do governo federal. Contudo, a Academia Brasileira de Ciências acolheu o projeto e, assim, nasceu a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que transmitia poesias e informações sobre o circuito cultural da Cidade Maravilhosa. 
No Brasil, a primeira transmissão aconteceu em 1923 por Edgard Roquete Pinto e Henry Morize (foto).

A Era de Ouro do Rádio

A partir de 1927, o rádio passou a ter a possibilidade de transmissão de sons de aparelhos que reproduziam gravações dos discos, diretamente ao microfone. É iniciada a profissionalização do meio, com a contratação de artistas, transmissão de programas de auditório, futebol, radionovelas e humorísticos. Deste ponto de partida, as emissoras se espalharam pelo Brasil todo. A segunda em Pernambuco e a terceira no Paraná.

Rádio no Paraná

Rádio Clube Paranaense, mais conhecida por B-2 foi a primeira emissora de rádio instalada no Paraná e a terceira no Brasil, com sede em Curitiba, com prefixo oficial de PRB-2. Operava no dial AM, frequência 1430 kHz em OM de 6040 kHz (49m), 9725 kHz (31m) e 11935 kHz (25m). Começou transmitindo com minguados 3 watts de potência.
Exatamente às 11 horas do dia 27 de junho de 1924, se iniciavam as primeiras emissões da Rádio Clube Paranaense instalada na Mansão das Rosas - Av, João Gualberto perto do Colégio Estadual do Paraná - residência de Francisco Fido Fontana, coronel da erva-mate. Lá estava um grupo de radioamadores que, antes da inauguração da emissora, tinha por hábito a audição de radio galena. O grupo, então, fundou o Clube do Amigo e foi deste clube, que surgiu o nome da emissora.
O jornal Gazeta do Povo noticiou na página 5: "Por iniciativa de diversos (rádio) amadores fundou-se hoje nesta Capital uma sociedade denominada Rádio Club Paranaense, com o fim de difundir pela telephonia sem fio, concertos musicaes, palestras instructivas, contos para creanças, músicas e notícias de interesse geral."


Locutora Pioneira 
A  B-2 foi a primeira estação de rádio do estado a admitir uma locutora, Alice Martins Xavier, em 1926. Ela gravava os reclames (anúncios) que sustentavam a empresa, financeiramente. Também foi a primeira com auditório publico e a que ousou a realizar uma transmissão esportiva ao vivo entre Coritiba 1 x Atlético 1, dia 2 de setembro de 1934, no antigo Estádio da Água Verde, onde hoje está a Arena da Baixada. Os locutores deste feito pioneiro foram: Jacinto Cunha e Jofre Cabral, há mais de 80 atrás.
Nos idos de 40, durante a II Guerra Mundial, A B-2 fixou sua sede na Rua Barão do Rio Branco, nº 139, onde vivenciou os melhores períodos de sua história. 


Resultado de imagem para pracinhas brasileiros 
No fim da II Guerra, dia  9 de agosto de 1945, os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira - FEB desembarcaram em Paranaguá e subiram de trem até a Estação de Curitiba (atual Shopping Estação). Seguiram em ordem unida pela Rio Branco tomada por uma grande multidão que aplaudia sem parar nossos heróis vitoriosos, debaixo de uma 'chuva' de flores. O evento foi transmitido ao vivo pela B-2.

Imagem relacionada 
O insigne magistrado, Prefeito em Campo Mourão e Juiz Federal,  
Milton Luiz Pereira foi um dos destacados locutores. da B-2


Rádio em Campo Mourão
Na primeira semana de agosto de 1958 a Rádio Colmeia foi ao ar em caráter experimental. A primeira voz ouvida foi a do professor Hains Ravache, que falava desde a casa do transmissor e da antena, em frente ao antigo almoxarifado municipal, na R. Harrison José Borges esquina com Av. Goioerê. 
Resultado de imagem para miguel aceves mejia capa disco  
Primeiro long-play (disco de vinil) da Rádio Colmeia 
de Campo Mourão - PR

A primeira música transmitida foi Cu-cu-ru-cu-cu Paloma, cantada pelo mexicano Miguel Aceves Mejia, com sua  voz de falsete inigualável, gravada em disco de vinil de 12 polegadas. Continha doze músicas, seis de cada lado.
Oficialmente, a Rádio Colmeia inaugurou dia 2 de agosto de 1959, dirigida por Otávio Rottili. Fizeram parte da primeira equipe de funcionários: Elza Brisola Maciel (discotecária), Aroldo Tissot (locução geral), o gerente J. Ambrósio Neto (locutor esportivo e comercial), Natália Domanski (secretária), Raimundo Spacki e Osvaldo Morais (técnicos de som). A princípio, a pioneira Colméia, foi instalada no Edifício Gênero da Rua Brasil, quase esquina com a av. Irmãos Pereira. O primeiro jornal falado da Rádio Colmeia chamava-se “O Mundo em Foco”, inicialmente apresentado por Pedro da Veiga e J. Ambrósio Neto e depois com Aroldo Tissot. As notícias eram quentes, captadas pelo telegrafista Carlos Mareck, que o locutor Pedro da Veiga buscava de bicicleta, no Correio da Rua Harrison José Borges, onde antigamente tinha a CAFE do Paraná pouco acima da esquina da av Manoel Mendes de Camargo, ao lado do antigo Móveis Rio Grande e depois na casa de Odilon Jofre Tayer, na esquina da Rua Brasil/Avenida Goioerê, perto do Colégio Marechal Rondon. Muitas vezes furamos o famoso Repórter Esso, apresentado por Heron Domingues, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro”, conta Pedro da Veiga. 
A primeira agente oficialmente designada do Correio em Campo Mourão foi Jovita Messias Marques e o segundo, Carlos Mareck, gerencias de fundamental importância aos noticiosos da Rádio Colmeia. O único problema era traduzir os telegramas cifrados, porque não dava tempo de redigir os artigos, pontos e vírgulas. "Felizmente sempre nos saímos bem”, sorri realizado o inesquecível Pedro da Veiga – Dom Diego entre os amigos, pela sua semelhança com o personagem Zorro. A Rádio Colmeia era sintonizada em OM - Ondas Médias, em 850 Mhz, com 500 Wats de potência, com o prefixo ZYS-63.
Oficialmente, a Rádio Colmeia, foi inaugurada dia 2 de agosto de 1959,  com um show de artistas famosos, entre eles Angela Maria, no Cine Mourão, na Av. Irmãos Pereira, esquina com a rua São Paulo (onde hoje está o fundo  do Banco Itau. Na esquina do banco  tinha o Bar Pinguim do Elói Leão; à esquerda do Cine Mourão o Banco Comercial e, em frente, o Hotel Ponto Chic com seu prédio ainda existente no mesmo local. A segunda instalação da Colmeia foi no último andar do Edifício Mourão, esquina da Rua Brasil com a Avenida Capitão Índio Bandeira que ainda está ali. A terceira mudança foi para o primeiro andar do Cine Plaza (hoje igreja universal). E a última mudança, em casa própria, foi para o quinto andar do edifício Antares, onde funciona até hoje. 

      Os Primeiros
José Ambrósio Neto foi o primeiro gerente.
Elza Brisola Maciel -        segunda gerente
Doracy Scorsatto –          terceiro gerente
Milton Rolim –                  quarto   gerente
Luiz Ferreira Lima -          quinto   gerente
Hosana [Avila Tezelli  –    sexta    gerente
Miércio tezelli -                 sétimo  gerente

Proprietários 
O fundador e primeiro proprietário foi Octávio Rotille.
A primeira secretária, foi Natália Domanski.
O segundo proprietário foi Erwin Bonkoski, que vendeu a emissora a um grupo de empresários mourãoenses: José Boiko, Delórdes Daleffe, Ronauro Gouveia e Tauillo Tezelli, os quais administravam a emissora pelo sistema de revezamento anual. Atualmente a proprietária da Rádio Colmeia é Hosana Tezelli.
Imagem relacionada

Locutores pioneiros Hainz Ravache, José Ambrósio, Luiz Gonçalves, Pedro da Veiga, Aroldo Tissot e Eloy Maciel. Depois vieram: Adinor Cordeiro, Ruy Sérgio Karpstein, Jaime de Assis (garrafa), João Gonçalves (jota), Ciro Monteiro (depois TV Tupi), Manoel Rodrigues Correia, Zé Mané, Anísio dos Santos Morais, Wille Bathke Júnior, Coronel Bastião, Antonio Reinisz, Gerson Costa, Antonio Carlos (formigão) Antonio Kienen, Renato Javorski (tico tico), Luiz Carlos Silva (faro fino), João Nereu, Acir Gonçalves, Gerson Maciel e, etc e tal.
Repórteres de rua: Levi de Oliveira, Wilson Bibiano e Alderi Ribeiro.
Técnicos de som: Osvaldo Moraes e Raimundo Spaki. Depois vieram Antonio de Freitas, Roque de Freitas, Sebastião Vitter, Wilson José (trevé), Wilson Bibiano, João Batista, Acir Gonçalves e Beto Júnior.  

Emissoras em Campo Mourão Até 2017

FM - Frequência Modulada
  • 94.7 MHz - Terra FM
  • 98.5 MHz - Rádio T FM
  • 100.9 MHz - Musical
  • 104.9 MHz - Faixa Comunitária

  • AM - Amplitude Modulada

  • 730 kHz - Rádio Rural
  • 850 kHz - Rádio Colméia 


 
Cronologia do Rádio

1844, 24 de maio - Samuel F. B. Morse envia a primeira mensagem à distância através do telégrafo, primeiro sistema de comunicação a longa distância que o mundo conheceu.
1850 – O alemão Daniel Ruhmkoff inventa um aparelho capaz de transformar baixa tensão de uma pilha em alta tensão: surge o primeiro emissor de ondas eletromagnéticas.
1853 – O físico australiano Julius Willheim Gintl prova ser possível enviar várias mensagens simultaneamente por uma única linha telegráfica.
1867 – O alemão Siemens inventou o dínamo gerador de corrente elétrica.
1875 – Surge o primeiro serviço permanente de notícias por cabo. No mesmo ano, Alexandre Graham Bell inventou o microfone que ele chamava de  transdutor magnético.
1877 – Emile Bertiner torna o microfone um equipamento personificado e Thomas A. Edison registra som em cilindros.
1893 – O padre e cientista brasileiro Roberto Landell de Moura realizou a primeira transmissão falada, sem fios, por ondas eletromagnéticas. Sua experiência mais importante – praticamente desconhecida do mundo – foi em São Paulo, quando transmitiu por telegrafia sem fio do alto da avenida Paulista para o alto de Sant’Ana. Todos os equipamentos usados forma inventados pelo próprio Landell de Moura, com patentes registradas no Brasil dia 9 de março de 1901.
1895 – O russo Aleksandr Popov inventou uma antena capaz de receber frequências baixas, na faixa de 30 kHz. No mesmo ano, próximo à região da Bolonha, na Itália, Guglielmo Marconi conseguiu realizar o que ficou conhecido como a primeira transmissão de sinais sem fio por uma distância inicial de 400 e em seguida de 2 mil metros.
1896,  2 de junho – O italiano Marconi registra, na Inglaterra, uma patente para um sistema de comunicações sem fio, que mais tarde usou para receber e transmitir sinais em código Morse em um raio de até 3 km de distância.
1899 – Realizada uma transmissão de 42 km entre dois cruzadores franceses equipados com o dispositivo Ducretet/Popov. Dia 28 de março do mesmo ano, Marconi vai mais longe e faz uma transmissão através do Canal da Mancha enviando sinais de Dover para Wimereux.
1900 – Marconi consegue a patente por um processo que permite ao operador do equipamento selecionar um comprimento específico de onda. Em fevereiro deste ano surgiu a primeira estação comercial, localizada na ilha alemã de Borkum.
1901 – Marconi realiza a primeira transmissão transatlântica. Usando o código Morse, o cientista consegue transmitir entre Poldhu na Comualha britânica e St. John, Newfoundland.
1903 – Criada a Telefunken, com a união da Siemens e da Allgemeine Elektizitats Gesellschaft. Também neste ano, Gustave Ferrie instala uma estação de telégrafo de longa distância na Torre Eiffel, o que permite que o London Times e o New York Times recebam informações sobre o andamento da guerra entre a Rússia e o Japão. Ainda Não era possível transmitir sons, apenas sinais.

1904 – Landell registra a patente do Transmissor de Ondas, do telefone sem fio e do telégrafo sem fio nos EUA.
O inglês John Fleming inventa o diodo, uma válvula iônica de dois eletrodos que possibilita finalmente a transmissão do som. Imediatamente, uma estação de radiotelégrafo é construída na costa Adriática, no principado de Montenegro.
1905 – A Marinha de Guerra do Brasil realizou várias experiências com a telegrafia por centelhamento no encouraçado Aquidabã.
Criado o Ato do Telégrafo sem fio (Wireless Telegraph Act), no Canadá, que estabelece regras para a obtenção de licença para a telegrafia. No mesmo ano, ocorre a primeira comunicação sem fio da Espanha, realizada entre El Ferol del Caudillo e La Coruña. Neste ano, são descobertas as propriedades da galena (lead sulphide) como detector de sinais radioelétricos.
1906 – O norte-americano Reginald Fessenden constrói o primeiro alternador de alta freqüência e realiza a transmissão da voz humana pelo rádio. Em 25 de outubro, Lee de Forest patenteia, nos Estados Unidos, o triodo – uma válvula de três eletrodos que permite a detecção, transmissão e amplificação dos sinais de rádio.
1908 – O rádio descobre sua vocação de prestação de serviços, com a adoção do sinal SOS, de socorro, internacionalmente.

1910,  13 de janeiro  – A tripulação de um navio em alto mar – a 20 km da terra firme , consegue ouvir a voz famosa do tenor italiano Enrico Caruso graça a uma transmissão do Metropolitan Opera House, em Nova Iorque.
1913 – Surge a Wireless Society de Londres, na Inglaterra, que se tornaria mas tarde a Radio Society da Grã-Bretanha.
1915 – Surgem na Alemanha as primeiras transmissões internacionais de programas diários de notícias.
1920 – Surgem, na França, os primeiros rádios a pilha, vendidos com outra inovação: fones de ouvido. Neste período, o jornalismo ocupa parte importante da programação, ganhando um caráter de seriedade econômica depois que a Holanda lança moda ao começar a transmitir o movimento da bolsa de Amsterdam mesclado com noticiário econômico.
1922 – Já existem estações de rádio com programações regulares em quase todo o mundo, incluindo aí a Argentina, Canadá, União Soviética, Espanha e Dinamarca. Em 7 de setembro do mesmo ano, o discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa, em comemoração ao centenário da independência do Brasil é transmitido via rádio, trata-se da primeira transmissão oficial pelo novo veículo de comunicação. Foram importados 80 receptores de rádio especialmente para o evento. Em outubro, nasce a britânica BBC (Britsh Broadcasting Company), em paralelo com as primeiras estações de rádio em Shangai, na China, e em Cuba.
1923 – A Itália nacionaliza o rádio por decreto real Ainda em 1923 a França segue o exemplo e transforma o rádio em monopólio estatal. Edgard Roquete Pinto – considerado pai do rádio brasileiro – e Henry Morize fundam em 20 de abril, a primeira rádio brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada para atuar sem fins comerciais. Enquanto o Japão termina e regulamentar as leis de funcionamento do rádio optando por banir a publicidade neste meio de comunicação.
1924 – Suécia cria o modelo de estação de rádio sem anúncios e com um propósito claramente educativo.
1926 – No Japão, a criação da NHK (Nippon Hoso Kyokai) institui o monopólio no país – a companhia acaba incorporando as rádios privadas existentes. Nesta mesma época, no Brasil começa a operar a Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro.
1929 – O Vaticano cria sua primeira rádio, que foi oficialmente inaugurada em 1931.

1932 – O Decreto nº 21.111, de 1º de março, que regulamentou o Decreto nº 20.047, de maio de 1931, primeiro diploma legal sobre a radiodifusão define o rádio como “serviço de interesse nacional e de finalidade educativa”. No mesmo ano, o Decreto nº 21.111, autoriza a veiculação de propaganda pelo rádio, tendo limitado sua manifestação, inicialmente, a 10% da programação.
1934 – Criada a SARBU (South American Radio Broadcasting Union), entidade que reúne o países latino americanos.
1935 – Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai assinam tratado de cooperação técnica em radiodifusão.
A Rádio Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, cria vários programas de notícias.
1936 – É fundada a brasileira Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que foi a primeira em audiência por mais de vinte anos.
1938, 30 de outubro – Orson Welles vai ao ar deixando milhares de pessoas em pânico com a certeza de que a Terra estaria sendo invadida por extraterrestres com a transmissão de Invasão dos Mundos, peça do escrito H.G. Wells.
1939 – A Alemanha da Hitler proíbe a audiência de rádios estrangeiras. O segundo passo ocorre em 1940, quando as rádios alemãs passam a transmitir a mesma programação de caráter ultra-nacionalista, já totalmente sob o domínio nazista. O presidente francês General Charles de Gaulle também usa o rádio como instrumento de mobilização ao apelar para que os franceses resistam aos ataques alemães, pela BBC em Londres.
1940 – O Decreto-Lei no. 2.073, do presidente da República Getúlio Vargas, criou as Empresas Incorporadas ao Patrimônio da União, que entre outras encampou a Rádio Nacional, de propriedade do grupo A Noite. Em 1938, inaugurou-se o programa “A Hora do Brasil”.
1941 – Surge o Repórter Esso, criado pela Rádio Nacional, durante a II Guerra Mundial. O programa ficou no ar até 1968.
1942 – Criado o Grande Jornal Falado Tupi, da Rádio Tupi, de São Paulo. A Rádio Nacional do Rio de Janeiro leva o ar a primeira radio novela: “Em busca da felicidade”.
1944 – A resistência é avisada, por intermédio da mensagens codificadas, de um iminente desembarque dos aliados na Normandia, no famoso Dia D.
1945, 15 de agosto – O imperador do Japão anuncia a rendição do país, por rádio, depois dos ataques norte-americanos com bombas nucleares sobre Nagasaki e Hiroshima. No mesmo ano, o controle governamental sobre o rádio no Japão é abolido.

1946 – Surgem os gravadores de fita magnética. O início da substituição das válvulas retificadoras por retificadores de selênio, material semicondutor em estado sólido muito menos propício a queimar do que as velhas válvulas a vácuo.
1954 – Chega o Regency TR1, primeiro rádio transistorizado do mundo, lançado nos EUA.
1985 – A japonesa Sony desenvolve um rádio do tamanho de um cartão de crédito.
1990 – Criada a Rede Bandeirantes de Rádio, a primeira do Brasil a operar via satélite com 70 emissoras FM e 60 AM em mais de 80 regiões do País.
2002 – Aprovada emenda constitucional que permite que empresas de comunicação sejam de propriedade pessoas jurídicas e permite a entrada de capital estrangeiro no setor.

Imagem relacionada
Radio Digital – A Nova Geração

Radio digital – como a televisão -  o radio deverá ter sua versão digital. As radio AM terão a mesma qualidade das atuais FM, transmitindo em estéreo. Por sua vez, as FMs devem oferecer qualidade próxima à dos CDs. Além disto, o mostrador de um aparelho domestico ou de automóvel poderá exibir por exemplo, uma serie de informações adicionais, como o nome das emissoras, cotações de moedas estrangeiras e outras. Disputam o mercado o sistema americano, da empresas Ibiquity, e o europeu, desenvolvido pelo consorcio DRM ( Digital Radio Mondiale ). Ambos são variantes de um mesmo padrão, o IBOC ( In Band On Channel ). Há ainda o padrão Eureka 147, europeu, que opera em outra freqüência, e o japonês NISDB-T, ainda em desenvolvimento, mas os dois terão dificuldades de aceitação no Brasil, por não permitir a digitalização em FM e AM. O IBOC transmite simultaneamente sinais analógicos e digitais, que facilita a transição das emissoras que operam analogicamente. Por isso, é provável que será o preferido pelos radiodifusões, tanto dos EUA como da maioria dos países latino-americanos, já que a transição é mais barata e segura.


Imagem relacionada 
Transmissão  e Recepção


Radialistas de Campo Mourão

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé 
Pedro, Ervin, Doracy, Zé Mané, Wille e Antoninho
 
Luizinho, Gerson, Rubens, França e Nelson

Felix Souza

Galeria em construção

2 comentários:

  1. Excelente material histórico e jornalístico do rádio.
    Só para constar a rádio T iniciou suas atividades em Campo Mourão como Rural FM e sua primeira frequência em teste foi 88,5 e depois em definitivo recebeu a autorização para modular em 98,5.

    ResponderExcluir